quarta-feira, 10 de março de 2010

Você é o que você come...


Quem me conhece desde pequena sabe o quanto eu já sofri para poder chegar no meu peso de hoje.
De pequena sempre fui muito ativa e super magra, minha mãe costumava "literalmente" me amarrar na cadeira para que eu terminasse de comer o que estava no prato.

Quando mudamos definitivamente para o Brasil, a nossa rotina mudou muito, já não fazíamos tantas atividades esportivas, íamos para a escola a tarde, o que permitia que a gente dormisse a manhã toda e acabava emendando o café da manhã com o almoço. Na escola os lanches gordurosos não ajudavam a manter uma dieta saudável.

Dos meus 12 anos aos 16, toda aquela mudança de hábitos alimentares, misturado com preguiça e rebeldia da adolescência acabou refletindo no meu peso, cheguei a pesar 74kg com 1,65m de altura.

Meu pai, sempre muito preocupado com a estética e aparência das pessoas, não conseguia admitir que teria uma filha gordinha, ficava controlando cada garfada que eu colocava na boca, chegava a ser uma situação constrangedora para os amigos que conviviam conosco, pois era uma constante briga do meu pai para que eu controlasse a minha alimentação.

Hoje eu entendo a preocupação dele, apesar de acreditar que ele não agia de maneira corret. Ele não sabia como me fazer entender que tudo aquilo poderia ser irreversível a médio prazo e como aquilo poderia trazer problemas futuros para minha saúde, aceitação dos colegas, estética, problemas psicológicos e entre outros.

Tentei as mais diversas dietas como, Vigilantes do Peso, 5 Day Diet, nutricionistas, endocrinologistas, e mais uma lista infinita... porém aos 16 anos, quando fui a uma médica que, ao me pesar na balança disse:
"Bom, hoje, aos 16, você está pesando 74kg, quando chegar aos seus 19 estará pesando 90kg!" Foi então que eu percebi o tamanho do problema que aquela comodidade toda estava me trazendo!

A partir desse dia peguei a dieta que uma nutricionista havia passado para uma colega minha e comecei a fazer rigorosamente. O mais importante para seguir a dieta foi a mudança do pensamento:
Antes sempre pensava: "Nossa, pra emagrecer 20kg quanto tempo será que tenho que ficar sem comer o que eu gosto?"
Parei de pensar no longo prazo, pensava somente no dia:"Hoje vou trocar a coxinha pela pêra", pois sabia que o prazer de comer o que eu gostava seria momentâneo e a sensação de ter evitado comer aquilo seria recompensada ao me pesar e ver o ganho que tive em minha dieta.

A dieta é baseada em uma matemática simples:
Calorias ingeridas - calorias gastas = perda ou ganho de peso.

Ou seja, gaste sempre mais do que você consome, claro que sempre buscando um nutricionista e fazendo uma dieta baixa em gordura e açúcar. O que me ajudou ainda mais na pedra de peso foi a quantidade de atividade física que estava fazendo: Capoeira 2 vezes na semana + Basquete 2 vezes na semana + Pólo aquático 2 vezes na semana e musculação, quando sobrava tempo e disposição.

Com tudo isso em apenas 06 meses já estava 20 kg mais magra, meus colegas da escola nem acreditavam, ouvia alguns comentários de corredor que achavam que eu teria feito lipo!

Hoje, depois de quase 10 anos consegui manter meu peso após mudar os meus hábitos alimentares, sempre mantendo atividade física e sempre que vejo que estou começando a subir de peso na balança já corto a gordura, doces e massa normal por massa integral.

O mais importante de tudo é ter força de vontade e acreditar em você mesmo!Matéria Revista Shape Dez 2009


3 comentários:

  1. Querida Martha.

    Sinto uma pontinha de culpa. Por ter te amarrado " literalmente" a cadeira RSRSRSRS. Meus laços foram sempre de amor....

    Galinha nao mata pintinho. E de pequeno que se torçe o pepino. Nao falam isto?
    Sempre cuide de voces com muito carinho.

    Por isso fico muito orgulhosa de ver como tens crecido e melhorado.

    Sempre supiste tirar proveito de tudo que a vida te deu e dar volta por cima.
    Tiras alegria e exemplo de tudo.
    Eres um grande exemplo a seguir.

    Te amo!!!!!

    Mami...

    ResponderExcluir
  2. Má! Amei esse post!!! (sim, entro no seu blog todos os dias).
    Vou me inspirar nele para perder meus quilinhos a mais hehe.
    Adorei a pergunta que se fez: "qto tempo ficarei sem comer as coisas que gosto" e seu pensamento de que isso é "momentâneo"... vou tentar pensar assim tbm =)
    Tks Titi.
    Amo você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que orgulho!!!! estou na fase "sempre que vejo que estou começando a subir de peso na balança já corto a gordura, doces e massa normal por massa integral" hahaha

    ResponderExcluir