terça-feira, 20 de julho de 2010

Relato sobre a Meia Maratona do Rio!

Depois de mais de um ano correndo na assessoria do Marcos Paulo Reis você acaba se contaminando com o vírus das provas longas de corrida. Eu que entrei com o objetivo de melhorar meus tempos e preparo físico para as provinhas de aventura que vinha fazendo acabei mudando de time!
Foi em uma segunda-feira a noite do mês de Abril que eu decidi fazer a minha primeira Meia Maratona! São mais de 21km correndo. Nas provas de aventura que eu fiz até hoje acredito que já tenha feito essa distância se juntasse as partes de corrida, mas correndo sem parar ia ser a primeira vez...
Depois de pouco mais de 02 meses de preparação exclusiva para a prova já sentia o frio na barriga e a minha estratégia estava montada, com a ajuda dos professores da MPR pensamos em um tempo entre 1:52 a 1:59, sendo que um tempo ótimo seria 1:52, um tempo razoável 1:56 e um tempo mais ou menos pra 1:59.
Como estava treinando sempre com a minha amiga Alessandra Arouca e nossos tempos sempre eram iguais nos treinos decidimos fazer a prova juntas!
Chegamos no Rio na véspera da prova, fui almoçar com meu namorado Tadeu e um amigo no Frontera, o almoço não foi o ideal para um dia pré-prova mas vamos que vamos!
A noite o Tadeu fez um jantar de massa com molho de tomate com ricota que estava uma delícia, mas a sobremesa acho que não foi uma boa pedida, eu e a Ale compramos no supermercado uns damascos em calda que estavam estragados, eu ainda comi um pedaço mas joguei o resto fora, comer aquilo ia com certeza nos fazer mal!
Domingo, dia da maratona, levantamos as 5:15 da manhã, a largada era as 7:00 e tínhamos que estar lá 6:00, acabamos atrasando e chegamos quase 6:30. Eu que precisava ir ao banheiro antes da corrida não consegui, estava muito ansiosa com a prova!
O tempo estava ótimo, um pouquinho de frio antes da largada, o pessoal se exprimia por causa da garoa e do vento gelado pra esquentar.
Largamos! O primeiro km foi tranquilo e a primeira subida a gente nem sentiu, o Garmin foi batendo os autolaps e nossas parciais estavam sempre abaixo da estratégia, eu e a Ale super confiantes e felizes porque estávamos indo muito bem.
Na altura do km 6 começou a subida da Niemyer, tão temida por todos, eu e a Ale no gás, tivemos que reduzir nosso ritmo a força pra não quebrar!
Depois da descida já estávamos começando a ficar cansadas, foi então que começaram os problemas, eu comecei a cansar bastante, minha barriga começou a doer e veio a vontade de ir ao banheiro, no km 15 passamos pelo treinador Fábio Rosa, estávamos abaixo do nosso tempo, super bem, mas eu não sabia se ia conseguir manter aquele ritmo. Um km depois falei para a Ale seguir sozinha, eu ia ter que diminuir o ritmo, não estava bem. Pouco tempo depois que a Ale saiu, começou a me dar uma vontade muito grande de ir ao banheiro, estava desesperada, fiquei procurando aonde ir e não achava, nas bancas ninguém deixava e nos banheiros subterrâneos das praias tinha que pagar e eu estava sem dinheiro!
Até que decidi sair do percurso e achar um banheiro em algum restaurante.
Nessa brincadeira parei o cronometro, perdi 06 minutos de prova!
Voltei pra prova, tentei manter o ritmo abaixo de 6 min/km, e fui aumentando tentando ficar mais perto dos 5:30. Os últimos 2 km foram os mais sofridos, agora era o psicológico que afetava o desempenho, tentei engatar um ritmo e ficar olhando a paisagem para me distrair. As dores e as caimbras já começavam a aparecer.
Finalmente cruzei a linha de chegada! 2h05
O meu cronometro marcava 1:59 (foi o tempo que perdi só pra r ao banheiro, ninguém merece!)

Problemas técnicos à parte, amei fazer a meia do Rio e espero que ano que vem possa fazer novamente e sem piriri!

Enquanto isso vou me preparando para a próxima prova que já está marcada: Eco Adventure FAAP na Costa Rica!

Eu e a Ale comendo sem culpa no Porcão


Galera da MPR depois da prova


Tadeu, eu e a vista pro Pão de Açúcar

2 comentários: