domingo, 25 de abril de 2010

Bem lá do fundo...

Hoje acordei com um pensamento: porque será que pessoas que se consideram certas nas suas decisões, em algum momento das suas vidas se sentem totalmente divididas na hora de fazer uma escolha.
Meu pai, sempre foi um cara de atitude, sempre precisou tomar decisões importantes. Com seu jeito prático de resolver as coisas fazia as escolhas de maneira acertiva e passando sempre muita segurança pra família dele.
Quando já estávamos mais velhas (eu e minhas irmãs), chegou um momento em que a já não havia muita cumplicidade entre meus pais, cada um tinha vontades diferentes e tudo era motivo para discórdia! O clima em casa ficava cada vez mais difícil. Eu já sabia o que era melhor para todos e não consguia entender porque era tão difícil para eles tomar uma decisão.
Lembro que um dia sentei para conversar com meu pai sobre tudo o que estava acontecendo e ele me disse que não sabia o que fazer, que ele sempre tinha sido um cara de tomada de decisões mas que naquele momento ele se sentia totalmente dividido e que não estava mais conseguindo dormir por não parar de pensar naquilo.
Sempre tive muito claro na minha cabeça que, apesar de sermos muito ligadas a minha mãe, eu não iria abandonar meu pai. Penso que para ele o maior medo era terminar sozinho, sem as filhas dele.
Só sei que quanto mais o tempo passava, maiores eram as mágoas e chateações. Eu sentia que eles eram como adolescentes que não sabiam o que estavam fazendo e quanto mais o tempo passava, maiores seriam as feridas.
Finalmente, depois de alguns anos, eles reslveram se separar. Esse tempo todo nessa indecisão só criou mais chateações para minhas irmãs, sei que elas sofreram muito com tudo e se magoaram muito com as atitudes deles.
Ainda tenho algumas conclusões para colocar, mas fica difícil. Não sei o que é o certo e o errado. É muito dificil falar de sentimentos e escolhas importantes quando se sabe que tudo pode refletir em pessoas que você ama.
Eu sei o quanto tudo isso foi dificil para eles e que mesmo sendo pais-heróis, todos são seres humanos e podem e irão cometer erros, por isso, a minha escolha foi nunca julgar e sempre perdoar. Acredito que assim conseguimos aceitar melhor as pessoas e o mundo.

Um comentário: