quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Reportagem da Revista Qualimetria Sobre o Eco Adventure VX

A FAAP tem uma revista mensal chamada Qualimetria, com matérias muito interessantes e muito bem editada. Todas as vezes que fazemos o Eco Adventure eles colocam uma matéria completa sobre o evento.
Este ano eu pude colaborar dando um depoimento completo sobre a prova e o evento em geral, vou colocar aqui para que possam ler e ver as fotos!
Para ampliar a imagem é só clicar em cima.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fashion too!

Nada de corridas, alimentação ou reabilitação física. Hoje estou a fim de escrever sobre moda!
Nesse feriadinho fui com minha amiga Ale Arouca (companheira de treinos e provinhas e ultimamente também do meu dia a dia!!! hehehe) para Paúba.
Fomos preparadas para um feriado saudável: correr todos os dias e pegar um bronze pra tirar aquela cara de inverno!
Acordamos no sábado super animadas para nosso treininho, abrimos a janela: CHUVA!!
Ai que droga, e a vontade de começar a correr com aquele tempo?
Bom, então precisamos passar nosso tempo, que tal um pulinho em Maresias, tem uma lojinha ótima. E lá fomos nós. Direto pra lojinha.
A loja Guria, fica no mini shopping de Maresias. A marca foi criada por um casal que mora lá mesmo, ela faz a criação dos modelos e ele a administração. Devido ao ótmo bom gosto que é um modelo praia e verão chique estiloso, eles subiram a serra e agora tem uma loja em Moema, um bairro em São Paulo.
Ah, e a loja está com uma promoção que a cada R$500,00 gastos ganha um bikini, que são super charmosos e chiques.
Vou colocar algumas imagens das peças que mais gostei.
Ah, e a loja não é tão cara, pela qualidade das roupas e o design vale muito a pena.
Enjoy it!
Quem estiver interessada em dar um pulinho na loja de Moema o endereço é: Rua Canário, 1135 Moema















quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Costa Rica - Prova de Aventura!

Depois de dois dias de atividades intensas ainda teríamos que encarar o maior desafio, a Prova de Aventura. Levantei e mal conseguia me agachar de tanto que doíam as minhas coxas, resolvi correr com o Targus que havia colocado na noite anterior.
7 a.m. e o Sol já estava fervendo, enquanto organizávamos nossos camelback, separávamos os suprimentos e colocávamos contact no mapa o Paulinho já estava suando. Resolvemos sair com pouco peso, levando somente um camel de 3 litros e mais um que a Vivi nos cedeu que era uma pochete - camelback, cabia somente 1 litro de água.
Saímos do hotel em nossos super fofos minibus para o local da largada. O pórtico já estava lá nos aguardando em. Demos uma última alongada e passamos filtro solar. Eu, por instrução do Said, organizador da prova, corri de calça, apesar da alta temperatura que fazia.
Pouco mais de 8:30 foi dada a largada, as equipes de ponta já saíram em disparada, nós resolvemos nos poupar nesse início e só manter nosso ritmo, seriam 3,5km de corrida até o rafting. Nesse trecho fui rebocada pelo Rapha.
Chegamos no PC do rafting. O bote era para 06 e não teríamos a ajuda do guia. O Paulinho começou como o leme, mas não estávamos conseguindo manter uma boa direção, mudamos de posição umas 05 vezes e nesse tempo umas 02 equipes nos passaram. Até que nos acertamos e conseguimos buscar uma das equipes.
No meio do rio consegui ver o crocodilo comendo um sapo enorme, eca!
Chegando na margem já levamos o nosso bote e passamos mais uma equipe. Corremos até o PC de bike que estava próximo e já saímos rápido. Passamos alguns trechos de pedal na areia, cruzamos um pequeno riacho e assim foi até chegar a uma subida infinita. O Sol não dava trégua. Eu subi na bike e embalei em uma marcha bem lenta e contínua. Em poucos trechos tive que descer para empurrar a bike mas me sentia mais confortável pedalando, assim que pegava uma parte mais reta já subia de novo na bike, até chegar no topo. Depois me dei mal, chegou o downhill. Eu morrendo de medo, os meninos tentavam me encorajar, fui descendo no meu ritmo, e as 2 equipes que havíamos passado na subida nos alcançaram.
O trecho de descida não era tanto, então logo chegamos na reta, montamos o pelotão e em uma ótima navegação do Paulinho, sem erros, conseguimos passar as equipes, estávamos em 03 lugar.
Embalados no pelotão em uma estradinha de asfalto, o Rapha puxando, derrepente ele vê uma marcação e freia, eu, Paulinho e Neto não conseguimos parar a tempo e engavetamos um no outro. Adivinha quem foi pro chão? Eu!
Joelho direito, cotovelo e ombro esquerdo ralados e meu lindo capacete... que mais uma vez salvou a minha vida! Fora a palma das mãos. Mas não era hora de desistir, estávamos indo super bem, levantei e engoli o choro. A adrenalina fazia minhas mãos e pernas tremer sem parar.
De volta na bike tentei focar no esforço e mesmo com a dificuldade de respirar por causa do susto foquei em tentar acompanhar o pelotão e esquecer as dores e o susto.
Chegando no próximo PC tivemos a ajuda de um cavalinho muito fofo, nos ajudou muito e sem reclamar, eu fui montada e os meninos pendurados tentando economizar um pouco de energia em uma subida interminável de 4,5km.
Deixamos o pocotó em direção ao próximo PC que seria a tiroleza, seriam 15 tirolezas, cerca de 700 m. Mas que não chegava nunca, sobe, sobe, sobe, puf, puf, e nada, depois desce um pouco e aquela estrada não ajudava, terra, pedra, areia, buracos, levei mais uns 02 tombos e finalmente chegamos. Agora era só relaxar e curtir a paisagem maravilhosa!
Estávamos quase no fim, pegamos nossas bikes para o último trecho em terra pedalamos mais um pouco até os caiaques e continuávamos na terceira posição.
Caímos na água quase sem energias, meu ombro doendo por causa do tombo, era quase impossível levantar o braço para remar, mas era a reta final. O Paulinho e o Neto no caiaque atrás de nós tbem estavam nas últimas. Lá do meio do mar podíamos ver a quarta equipe na nossa bota, tínhamos que dar nosso último esforço e lá de longe foco no pórtico e na piscina do hotel que nos aguardavam...
Mais perto da margem as ondinhas nos ajudavam a chegar e finalmente tocamos o chão, eu levando os remos e os meninos puxando os caiaques até a areia.
Mais uns 100 m até o pórtico e nossas últimas energias para cruzar em um trote!
Chegamos!
Algumas marcas de guerra que nos farão lembrar as sensações e o sentimento de missão cumprida!

Agradeço à minha equipe que mesmo há 03 meses sem treinar não deixou a desejar em nenhum momento e também para a FAAP que a cada ano se supera, não tem como não terminar a prova com gostinho de quero mais!

Parabéns as equipes vencedoras: Pedro Vianna, Marco Rossini, André Lemmi e Marina (n.07) e em segundo lugar: Luli Cox, Jonathan, Fran e Igor (n.01) que mandaram muito bem.

Ano que vem tem mais!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Costa Rica - Quarta prova - Corrida noturna

Depois de ter dado aquele sprint final já comecei a sentir algumas dores nas coxas. O cansaço começava a bater e a vontade de que cancelassem a prova era gigante! Mas lá estávamos nós, equipe 26 (Martinha +Skafs) firmes e fortes para a próxima prova.
Desta vez levamos o reboque pq eu não ia ter perna para correr no ritmo deles. Seria uma prova de 5 km de corrida dentro do condomínio do hotel, com alguns jogos nos PC's de golf, flexões, natação e entre outros.
Eu fui rebocada o tempo todo pelo Rapha, enquanto o Neto e o Paulinho faziam os jogos. Logo nos primeiros metros de corrida comecei a sentir muita dor nas coxas, mas não era momento de pensar nisso. Tentei focar e acompanhar o ritmo dos meninos.
Percebia que eles também estávam cansados mas ninguém ali estava reclamando.
No último PC o Neto teria que nadar na piscina do hotel. Quando chegamos no PC ninguém sabia pra onde ir, rolou uma confusão. Estavamos esperando o neto chegar da natação para correr 100 m e passar no pórtico. Chegaram 02 equipes juntas amontoadas, quase se matando para chegar na frente. Depois todos deram risada da situação.

Depois da prova já sentia demais as pernas, tive que tomar uma overdose de remédios para conseguir aguentar o dia seguinte, ainda teriamos 43km pela frente.
Tomei antinflamatorio, advil PM, pomada tiger balm, colei 04 targus nas coxas, fiz de tudo e fui dormir antes mesmo de começar o briefing. Não queria nem pensar no que teriamos que percorrer no dia seguinte, só ia chegar lá e fazer a minha parte.

Costa Rica - Terceira Prova - Trecking 6 km + Rafting

Levantamos para o café da manhã as 4h40. Preparamos nossas malas para passar o dia fora e depois de tomar café conseguimos sair do hotel por volta das 6 da manhã.
Depois de mais de uma hora de viagem chegamos na represa. Dividiram o grupo em 02. Enquanto nós fariamos o trecking, a outra metade desceria no rafting e depois inverteriamos.
Já estava um calor insuportável e muita umidade. A largada do trecking começava piramba acima! Preferimos largar bem devagar, pois com o calor que estava não iriamos conseguir depois baixar o batimento cardíaco.
Logo na largada fomos passados por muitas equipes, mas o segredo era manter o ritmo. Conseguimos ir passando um a um até passar a equipe que liderava nossa bateria. Eu já estava passando mal, com muito calor, o Raphael foi me empurrando o tempo todo e me dando força pra não desistir.
Aos poucos escutávamos que uma equipe se aproximava de nós, mas sabíamos também que a prova estava no fim. Quando vimos o pórtico tiramos forças de onde não tínhamos mais e demos um sprint final, as minhas pernas quase não acompanhavam os passos dos meninos, dive que me apoiar para não cair! Mas ao final deu certo! Chegamos na frente com muita garra!

Depois de todas as equipes chegarem fomos para o rafting, avisamos o nosso guia que nos estávamos lá para vencer a prova! Ele tinha que nos ajudar a fazer um bom tempo.
Largamos e remamos o tempo todo fazendo muita força, conseguimos passar 03 equipes, mas o mais frustrante foi ver uma equipe quase impossível de ser passada com 03 mulheres!!! A gente remava sem parar e não chegava nelas nunca! Achávamos que era culpa do guia que não nos colocava na corrente certa. No final conseguimos passar elas mas o pior foi descobrir o porque que o nosso bote ia tão devagar! Estávamos remando em bote de 06 pessoas enquando elas remavam num bote de 04 pessoas, ou seja, nós estavamos com muito peso extra!

Mas valeu! Depois do rafting fomos para um hotel próximo de uma reserva com uma vista maravilhosa, onde serviram o almoço e pudemos relaxar um pouco na piscina.

E calma que o dia não acabou ainda...

sábado, 9 de outubro de 2010

Costa Rica - Segunda Prova - Standup Paddle

Para quem não sabe, Standup Paddle é uma modalidade do surf. A prancha é maior e tem muita flotabilidade então dá pra ficar em pé, e usa-se um remo para remar de pé.
Fizemos um treininho de leve antes para pelo menos conseguir ficar em pé, tarefa quase impossível. Foi uma vídeo cassetada atrás da outra, valeu umas boas risadas.
Saímos nos nossos suber onibus a caminho de uma praia próxima de onde estávamos. A praia não era muito bonita, lá a areia é escura por causa das rochas vulcânicas mas as ondas são boas para que gosta do surf.
Haviam somente 06 pranchas para a prova. Então novamente fomos divididos em várias baterias.
Os quatro da equipe teriam que remar até uma bóia, dar a volta e voltar para revezar com o próximo. Ao terminarem os 04 teriam que passar pelo pórtico de mãos dadas.
Nossa bateria foi a última, tivemos uma ajudadinha da natureza, a maré estava cheia e com menos ondas, então conseguimos um tempo muito bom.
Novamente ficamos entre as cabeças!
Depois de uma tarde de surf, voltamos para o hotel para descansar pois o dia seguinte prometia provas muito pesadas!

Costa Rica - Primeira prova - Canoa havaiana


Para estrear com chave de ouro eu e minha equipe já tínhamos nossa estratégia montada: esse ano viemos para nos divertir! Mas é claro que na hora do vamos ver o sangue sobe e a adrenalina fala mais alto.
Descemos para a praia do hotel onde faríamos prova de canoa havaiana. Foram sorteadas as equipes, que iriam se dividir em 03 baterias e seriam 02 equipes por canoa, ou seja 08 pessoas. Nossa equipe iria na primeira bateria.
A equipe que remou conosco era composta por 02 caras bem grandes e 02 meninas que pelo que parecia nunca foram muito ligadas ao esporte.
Largamos! No começo estava bem difícil abrir das outras equipes mas pensamos em mudar algumas estratégias para ganhar tempo, nas curvas tentávamos acelerar o máximo na saída, para ganhar distancia, e sempre manter a frente, para não amontoar com as outras canoas que se bateram o tempo todo.
Depois de 40 min de remada, tinhamos que sair correndo mais uns 100m até o pórtico e cruzar todos de mãos dadas, por incrível que pareça, essa corrida nos quebrou mais do que os 40 min, minha super equipe quase desmaiou ao passar o pórtico!
Conseguimos! Fomos os primeiros da nossa bateria!
Agora era só esperar as outras 02 baterias para saber nossa classificação geral!
Terminadas as 03 bateras saiu nossa classificação. Maravilha!!! Conseguimos 02 lugar!



Costa Rica - Chegamossss! Ufa!

Saímos de casa por volta das 1h30 da manhã, assim pudemos chegar no aeroporto as 2h00 para começar a nossa jornada quase que infinita!
Nosso vôo saiu por volta das 5h30 da manhã e nós sem dormir, antes de decolar o vôo eu já estava capotada! Fizemos uma escala de uma hora no Panamá para comprar alguns itens mas não achei nada muito interessante e nem com preços tão atrativos como haviam me falado.
Chegamos na Costa Rica na cidade de San José e depois ainda tivemos mais 2 horas de estrada no buzão pra chegar ao hotel!
Nem preciso dizer, o hotel é simplesmente maravilhoso! A minha cama é na altura da minha cintura, preciso de um banquinho (que nem o da fisioterapia) pra subir nela!
A meta mais difícil da nossa viagem será conseguir entrar em todas as piscinas! Tem tantas que não dá nem pra contar!
Eu e a Vivi, minha companheira de provinhas e agora de viagens, chegamos mortas de cansaço e precisando mto de um banho, deixamos para fazer o tour depois de tomar aquele banho.
Quando já tínhamos conhecido todo o hotel, voltamos pro quarto pra descansar um pouco e acabamos cochilando. De repente eu acordo com alguém balançando a minha cama, penso, é a Vivi! E escuto ela me chamando: "Má, o que é isso!!!!" Abro os olhos e ela está longe de mim, quando de repente, minha cama mexendo de novo! Não era a Vivi - TERREMOTO!!!!!
Nós duas pulamos da cama! e o terremoto passou, nossa que susto! Foi um terremoto de mais 5,5 na escala!
Depois fomos jantar e minha querida equipe chegou, eeeeeba! Não vou correr sozinha!
Assim que terminamos de jantar já fomos dormir.

Vou colocar as fotos depois!!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Próximos desafios!

Há uma semana da prova que venho esperando por mais de um ano, já quase todos os preparativos estão ok.
Nesse um ano muitas coisas aconteceram na minha vida que me fizeram mudar as expectativas e o foco do que eu queria.
Antes não queria nem saber de corridas de rua, achava entediante, uma mesmice, e não acreditava que teria potencial para provas longas, essas exigem um psicológico muito bom, e para mim, que sou uma pessoa ansiosa, ficar mais de 2 horas correndo com uma mesma paisagem para alcançar uma meta final, seria difícil mesmo.
Meu primeiro desafio foi a meia maratona do Rio. Apesar dos contratempos que tive na prova, terminei com vontade de quero mais! Semana que vem vou me reunir com o Marcos Paulo para definir minhas metas e quais provas devo fazer, ele acredita muito no meu potencial e pode me ajudar a melhorar muito meus tempos, que já não estão baixando como antes e nem como deveriam.
Depois do Eco Adventure XV, que sairemos quinta a noite para a Costa Rica, numa prova que dura 3 dias, voltando pro Brasil na próxima quarta, já me comprometi com outra prova. Montamos uma equipe só de mulheres para a corrida de Maresias-Bertioga. Como eu faltei na reunião sobre a prova, fiquei com os piores trechos! Afe.
Somos uma equipe de 06 mulheres, e a prova tem 09 trechos, ou seja, algumas teriam que dobrar, fazer mais de um trecho.
Meus trechos são o 04-05, num percurso fácil, de aproximadamente 5,5km em asfalto e areia batida. Até ai tudo bem, o probema vem depois, vou pegar o penúltimo trecho, 07-08, em um percurso BEM DIFÍCIL, como diz a descrição, serão 11,4km em area dura, asfalto, terra e areia fofa, e já fui informada que tem bastante subida tbem, ou seja, uma semana depois do Eco vou me quebrar novamente. Eeeeee!
Mas gosto de desafios, já convoquei o meu personal coelho - Tadeu, que irá comigo para me incentivar. E depois se sobrar um pouco de gás pretendo terminar a prova com minha companheira de aventuras Vivi Costa que topou fazer o trecho mais difícil, a serrinha de Maresias, que é o último trecho!!!

Bom, vamos ver o que as próximas semanas nos esperam, manterei o blog atualizado sobre a prova do Eco, com certeza será um show!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FAAP Eco Adventure XV - aí vou eu

Finalmente a tão esperada prova de aventura da FAAP está chegando.
Depois da desilusão de não podermos realizar a prova em Pucón no Chile devido ao terremoto no primeiro semestre, em pouco mais de um mês estaremos embarcando rumo a Costa Rica!

A saída será no dia 8 de outubro as 5h30 da matina! Chegaremos na Costa Rica por volta das 11:30. O melhor será a parada no Panamá, um dos melhores Free Shops do mundo!
Teremos o dia livre para aproveitar a maravilhosa cidade!
A volta será na madrugada do dia 13 de outubro. Portanto também poderei aproveitar o dia 12 inteiro, isso se eu não estiver sem algum membro ou com algum osso quebrado.

Os outros dias serão de provas.

Primeiro dia

1ª Prova: Canoa Havaiana
Canoa Havaiana, para quem não sabe é uma canoa bem fininha que tem uma bóia ao lado. O remo tem somente uma pá, então se rema somente de um lado da canoa.
Vai ser canoa de 8 pessoas, então provavelmente teremos que estar junto com outra equipe. Eles ainda não disseram como será a divisão das equipes mas garantiram que não haverá vantagem ou desvantagem para ninguém.
Ao mesmo tempo estarão dando clínica de surf e stand up para a próxima prova.

2ª Prova: Stand up Paddle
O Stand up é uma atividade geralmente praticada por surfistas, é uma prancha de surf estilo long mas bem mais grossa, com uma flotabilidade bem maior, então dá pra ficar em pé sem afundar e você rema.
Não deram muitos detalhes sobre como será a prova, provavelmente será uma corrida para ver quem percorre uma certa distância em menos tempo.

Segundo dia

3ª Prova: Rafting e Trekking
Em 2008 quando fizemos o Eco de Angra tivemos uma prova semelhante. As equipes se dividem em 02 turmas. E saem a cada minuto. O cronometro solta na saída do rafting e para quando as equipes voltarem, sendo que a descida é de rafting e a subida é trekking.


4ª Prova: Prova Noturna
Os organizadores não quiseram nos passar muitos detalhes desta prova. Será uma prova surpresa, sem muitos detalhes, só sabemos que será trekking.

Último dia

5ª Prova: Corrida de Aventura
Aí sim... chegou a hora. Pernas pra que te quero!
O total da prova de aventura será aproximadamente 62km. Sendo que são 30 km de bike, 12 km de remo e 19 km de trekking, sendo que desses, 6,5km será de Ride and Run, um cavalo por equipe, um dos participantes poderá ir no cavalo e os outros 03 terão que correr junto.
Além disso terá uma parte de arvorismo, grande parte de tiroleza, iremos andar nas copas das árvores, parece bem divertido, esse trecho será de 03 km.

E assim, se Deus quiser e se meu corpinho aguentar, conseguiremos repetir a foto:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Emagrecer rápido prejudica a coluna

A perda de peso inadequada além de eliminar gorduras, auxilia na extinção da massa muscular

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com

Atualmente, a obesidade é uma das doenças que mais atingem, não só a população brasileira, mas pessoas no mundo todo. Estima-se que um quinto da população mundial esteja com sobrepeso. E o número aumenta a cada dia. Inúmeras técnicas de emagrecimento surgem para a tão desejada perda de peso. Dietas radicais – sem orientação médica – e intervenções cirúrgicas são alguns dos caminhos procurados para a eliminação dos quilos com rapidez.

“Tratando-se da parte muscular, em que o paciente perde muito peso rapidamente, o primeiro sinal é um ganho de mobilidade e agilidade das articulações, e também dos movimentos”, comenta o fisioterapeuta Felipe Nicodemos Semman, da American Spinal Care, no Brasil. “Apesar disso, o emagrecimento inadequado pode afetar seriamente a coluna vertebral”, completa.

Segundo ele, quando as articulações recebem uma carga menor do que o peso do corpo, os sintomas dolorosos diminuem em pessoas que sofrem de doenças articulares degenerativas. Porém, elas perdem também a massa magra, ou seja, muscular, o que as torna mais fracas. Em um processo de médio a longo prazo, esta diminuição de massa muscular acelera o processo de desgaste das articulações, podendo gerar osteoporose ou hérnia de disco.

“Quando comecei a fazer regime, achei que o fato de diminuir radicalmente na comida e caminhar poderia me ajudar a chegar ao peso que eu queria e achava ser o ideal. Não procurei orientação médica para verificar qual seria esse peso, apenas coloquei uma média em minha cabeça. Depois de algum tempo, tive que procurar um médico, mas para reparar problemas na minha coluna”, lembra o aposentado José Silveira.

A coluna é o eixo do nosso corpo, de onde partem todos os movimentos de equilíbrio, força muscular, além da flexibilidade. “Quando o paciente perde massa muscular pelo emagrecimento repentino, a região da coluna fica desprotegida e mais suscetível a lesões. Além dela, as regiões mais acometidas são as articulações, que sofrem a carga de força da gravidade, ou seja, membros inferiores, como o quadril e, principalmente, os joelhos”, comenta Semman.

Um sinal comum é a dor que parece piorar após uma atividade física, tanto no esporte, quanto em serviços domiciliares ou até mesmo no ambiente de trabalho. Os sintomas variam entre dor local, perda de função da estrutura, de mobilidade, e até cansaço local.

Ao paciente que apresentar sintomas dolorosos após perda de peso é indicado buscar avaliação médica. Dependendo da patologia, o tratamento pode necessitar de medicação e fisioterapia. “É recomendado também um trabalho de reforço muscular orientado. Além de fazer treinamento aeróbico, é muito importante realizar exercícios de força muscular. Os mais comuns são a musculação e o Pilates”, finaliza o fisioterapeuta.

http://www.arcauniversal.com/qualidadedevida/noticias/emagrecer_rapido_prejudica_a_coluna-1781.html

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Emagrecer rápido pode causar dores nas costas

No domingo do doa 25 de julho de 2010 saiu uma reportagem sobre como o emagrecimento rápido pode prejudicar seu organismo, inclusive quando falamos de dores na coluna. Nosso fisioterapeuta Felipe Nicodemos foi entrevistado sobre o assunto.
Segue a reportagem abaixo, é só clicar na imagem para ampliar.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Relato sobre a Meia Maratona do Rio!

Depois de mais de um ano correndo na assessoria do Marcos Paulo Reis você acaba se contaminando com o vírus das provas longas de corrida. Eu que entrei com o objetivo de melhorar meus tempos e preparo físico para as provinhas de aventura que vinha fazendo acabei mudando de time!
Foi em uma segunda-feira a noite do mês de Abril que eu decidi fazer a minha primeira Meia Maratona! São mais de 21km correndo. Nas provas de aventura que eu fiz até hoje acredito que já tenha feito essa distância se juntasse as partes de corrida, mas correndo sem parar ia ser a primeira vez...
Depois de pouco mais de 02 meses de preparação exclusiva para a prova já sentia o frio na barriga e a minha estratégia estava montada, com a ajuda dos professores da MPR pensamos em um tempo entre 1:52 a 1:59, sendo que um tempo ótimo seria 1:52, um tempo razoável 1:56 e um tempo mais ou menos pra 1:59.
Como estava treinando sempre com a minha amiga Alessandra Arouca e nossos tempos sempre eram iguais nos treinos decidimos fazer a prova juntas!
Chegamos no Rio na véspera da prova, fui almoçar com meu namorado Tadeu e um amigo no Frontera, o almoço não foi o ideal para um dia pré-prova mas vamos que vamos!
A noite o Tadeu fez um jantar de massa com molho de tomate com ricota que estava uma delícia, mas a sobremesa acho que não foi uma boa pedida, eu e a Ale compramos no supermercado uns damascos em calda que estavam estragados, eu ainda comi um pedaço mas joguei o resto fora, comer aquilo ia com certeza nos fazer mal!
Domingo, dia da maratona, levantamos as 5:15 da manhã, a largada era as 7:00 e tínhamos que estar lá 6:00, acabamos atrasando e chegamos quase 6:30. Eu que precisava ir ao banheiro antes da corrida não consegui, estava muito ansiosa com a prova!
O tempo estava ótimo, um pouquinho de frio antes da largada, o pessoal se exprimia por causa da garoa e do vento gelado pra esquentar.
Largamos! O primeiro km foi tranquilo e a primeira subida a gente nem sentiu, o Garmin foi batendo os autolaps e nossas parciais estavam sempre abaixo da estratégia, eu e a Ale super confiantes e felizes porque estávamos indo muito bem.
Na altura do km 6 começou a subida da Niemyer, tão temida por todos, eu e a Ale no gás, tivemos que reduzir nosso ritmo a força pra não quebrar!
Depois da descida já estávamos começando a ficar cansadas, foi então que começaram os problemas, eu comecei a cansar bastante, minha barriga começou a doer e veio a vontade de ir ao banheiro, no km 15 passamos pelo treinador Fábio Rosa, estávamos abaixo do nosso tempo, super bem, mas eu não sabia se ia conseguir manter aquele ritmo. Um km depois falei para a Ale seguir sozinha, eu ia ter que diminuir o ritmo, não estava bem. Pouco tempo depois que a Ale saiu, começou a me dar uma vontade muito grande de ir ao banheiro, estava desesperada, fiquei procurando aonde ir e não achava, nas bancas ninguém deixava e nos banheiros subterrâneos das praias tinha que pagar e eu estava sem dinheiro!
Até que decidi sair do percurso e achar um banheiro em algum restaurante.
Nessa brincadeira parei o cronometro, perdi 06 minutos de prova!
Voltei pra prova, tentei manter o ritmo abaixo de 6 min/km, e fui aumentando tentando ficar mais perto dos 5:30. Os últimos 2 km foram os mais sofridos, agora era o psicológico que afetava o desempenho, tentei engatar um ritmo e ficar olhando a paisagem para me distrair. As dores e as caimbras já começavam a aparecer.
Finalmente cruzei a linha de chegada! 2h05
O meu cronometro marcava 1:59 (foi o tempo que perdi só pra r ao banheiro, ninguém merece!)

Problemas técnicos à parte, amei fazer a meia do Rio e espero que ano que vem possa fazer novamente e sem piriri!

Enquanto isso vou me preparando para a próxima prova que já está marcada: Eco Adventure FAAP na Costa Rica!

Eu e a Ale comendo sem culpa no Porcão


Galera da MPR depois da prova


Tadeu, eu e a vista pro Pão de Açúcar

terça-feira, 13 de julho de 2010

10 alimentos bons para atletas!


Em minha preparação para a meia do rio que acontece neste final de semana (18 de julho), além de me preparar fisicamente nos treinos também tive que procurar um nutricionista e perder alguns kilinhos de gordura para melhorar meu desempenho.
Comecei a dieta na segunda semana de Fevereiro e no período de um mês consegui reduzir bem o meu teor de gordura, perdi peso sem perder massa muscular, o que é excelente!
Depois dessa fase o importante foi conseguir manter a alimentação, comendo o que gosto e sem voltar a ganhar peso em gordura.
Aqui vão algumas dicas de alguns alimentos que eu adoro comer e são ótimos na alimentação de quem faz atividade física:

1. O Açaí já é muito conhecido pelos atletas, um alimento rico em minerais. Apesar de ser considerado um alimento calórico, a fruta é muito rica em nutrientes e radicais livres, que retardam o envelhecimento precoce. Enfim, se consumido com moderação, o Açaí traz muitos benefícios.

2. Nozes são ricas em ácidos graxos essenciais, que são as gorduras benéficas ao corpo.
Também contém vitamina E e complexo B.
Ela tem uma propriedade antioxidante, o que impede a destruição celular por radicais livres, além de ser ótima como fonte de energia.
Também entram nesse grupo, castanhas e amêndoas.

3. Ultimamente já virou moda ser vegetariano, mas um atleta não pode deixar de comer Carne Vermelha e Fígado! Esses alimentos contém proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
Na atividade física ajuda a evitar a fadiga, conduz oxigênio para todas as células do corpo e é essencial para a recuperação dos tecidos, além de melhorar o desempenho mental
Porém o ideal é buscar cortes que tenham menor teor de gordura.

4. O Chá Verde já é conhecido por ser diurético e antioxidante, tendo propriedades anti-cancerígenas, além disso possui fitoquímicos e cafeína que neutralizam as substâncias que promovem o cansaço e o estresse. Além do efeito estimulante.

5. Os Peixes contém ácidos graxos e o famoso ômega 3, o qual muitos atletas tomam em cápsulas no dia a dia. Essas substâncias tem um potente anti-inflamatório natural, além de terem papel importante no sistema imunológico e previne contra doenças cardiovasculares.

6. A Aveia é rica em fibras solúveis e algumas vitaminas do complexo B. É ideal para ser consumida antes de treinar pois é um alimento com baixa carga glicêmica, além de possuir uma fibra solúvel, que libera gradativamente a glicose, evitando picos de glicemia após seu consumo, dessa maneira o atleta se sentirá mais tempo com energia.

7. O Tomate atua também como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células, devido ao licopeno, além de minimizar a queda da defesa imunológica do corpo, aumentando a resistência à infecções, por ser rico em vitamina C.

8. A Batata doce é rica em carboidratos, potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina A e do complexo B e antiocianinas, por isso maximiza a reposição do glicogênio gasto durante a atividade, e reforça as defesas do organismo, além de ter também propriedades antioxidantes.

9. O Azeite protege as células por ter propriedades antioxidantes. Rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, tem ação anti-inflamatória, auxilia no transporte e na absorção de vitaminas e na manutenção do colesterol, além de prevenir problemas cardíacos.

10. O Iogurte é rico em probióticos, que são os micro organismos do bem. Ajudam no equilíbrio da flora intestinal, dessa maneira os nutrientes, vitaminas e minerais podem ser absorvidos de maneira muito mais eficiente!

Claro que cada organismo exige diferentes quantidades de alimento e que todo alimento deve ser consumido de maneira moderada. O ideal é procurar um nutricionista que possa te auxiliar e montar um programa alimentar para você!