Este ano eu pude colaborar dando um depoimento completo sobre a prova e o evento em geral, vou colocar aqui para que possam ler e ver as fotos!
Para ampliar a imagem é só clicar em cima.















































Atualmente, a obesidade é uma das doenças que mais atingem, não só a população brasileira, mas pessoas no mundo todo. Estima-se que um quinto da população mundial esteja com sobrepeso. E o número aumenta a cada dia. Inúmeras técnicas de emagrecimento surgem para a tão desejada perda de peso. Dietas radicais – sem orientação médica – e intervenções cirúrgicas são alguns dos caminhos procurados para a eliminação dos quilos com rapidez.
“Tratando-se da parte muscular, em que o paciente perde muito peso rapidamente, o primeiro sinal é um ganho de mobilidade e agilidade das articulações, e também dos movimentos”, comenta o fisioterapeuta Felipe Nicodemos Semman, da American Spinal Care, no Brasil. “Apesar disso, o emagrecimento inadequado pode afetar seriamente a coluna vertebral”, completa.
Segundo ele, quando as articulações recebem uma carga menor do que o peso do corpo, os sintomas dolorosos diminuem em pessoas que sofrem de doenças articulares degenerativas. Porém, elas perdem também a massa magra, ou seja, muscular, o que as torna mais fracas. Em um processo de médio a longo prazo, esta diminuição de massa muscular acelera o processo de desgaste das articulações, podendo gerar osteoporose ou hérnia de disco.
“Quando comecei a fazer regime, achei que o fato de diminuir radicalmente na comida e caminhar poderia me ajudar a chegar ao peso que eu queria e achava ser o ideal. Não procurei orientação médica para verificar qual seria esse peso, apenas coloquei uma média em minha cabeça. Depois de algum tempo, tive que procurar um médico, mas para reparar problemas na minha coluna”, lembra o aposentado José Silveira.
A coluna é o eixo do nosso corpo, de onde partem todos os movimentos de equilíbrio, força muscular, além da flexibilidade. “Quando o paciente perde massa muscular pelo emagrecimento repentino, a região da coluna fica desprotegida e mais suscetível a lesões. Além dela, as regiões mais acometidas são as articulações, que sofrem a carga de força da gravidade, ou seja, membros inferiores, como o quadril e, principalmente, os joelhos”, comenta Semman.
Um sinal comum é a dor que parece piorar após uma atividade física, tanto no esporte, quanto em serviços domiciliares ou até mesmo no ambiente de trabalho. Os sintomas variam entre dor local, perda de função da estrutura, de mobilidade, e até cansaço local.
Ao paciente que apresentar sintomas dolorosos após perda de peso é indicado buscar avaliação médica. Dependendo da patologia, o tratamento pode necessitar de medicação e fisioterapia. “É recomendado também um trabalho de reforço muscular orientado. Além de fazer treinamento aeróbico, é muito importante realizar exercícios de força muscular. Os mais comuns são a musculação e o Pilates”, finaliza o fisioterapeuta.
http://www.arcauniversal.com/qualidadedevida/noticias/emagrecer_rapido_prejudica_a_coluna-1781.html



1. O Açaí já é muito conhecido pelos atletas, um alimento rico em minerais. Apesar de ser considerado um alimento calórico, a fruta é muito rica em nutrientes e radicais livres, que retardam o envelhecimento precoce. Enfim, se consumido com moderação, o Açaí traz muitos benefícios.
4. O Chá Verde já é conhecido por ser diurético e antioxidante, tendo propriedades anti-cancerígenas, além disso possui fitoquímicos e cafeína que neutralizam as substâncias que promovem o cansaço e o estresse. Além do efeito estimulante.
7. O Tomate atua também como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento das células, devido ao licopeno, além de minimizar a queda da defesa imunológica do corpo, aumentando a resistência à infecções, por ser rico em vitamina C.
10. O Iogurte é rico em probióticos, que são os micro organismos do bem. Ajudam no equilíbrio da flora intestinal, dessa maneira os nutrientes, vitaminas e minerais podem ser absorvidos de maneira muito mais eficiente!